O consórcio é uma das modalidades mais populares entre quem deseja comprar um bem ou serviço. Um dos motivos para isso é que um consórcio pode ser feito até pelas pessoas que estão com nome sujo.
Mas, existem algumas situações dentro de um consórcio que podem complicar a vida de quem está com restrições de crédito.
Saiba agora quais são e o que fazer para não perder o direito de ter acesso à carta de crédito.
Afinal, consórcio com o nome sujo é possível?
De modo geral, não há regras ou leis que impeçam você de fazer um consórcio com o com nome sujo.
Isso quer dizer que se o seu nome for incluído no cadastro de empresas de proteção ao crédito como Serasa ou SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), por exemplo, isso não será motivo para não entrar em um consórcio.
Mas, existem algumas situações nas quais quem estiver com “nome sujo” ou “negativado” deve prestar atenção.
Vem saber quais são!
Nome sujo no consórcio: o que fazer?
É bastante comum que as administradoras de consórcio aceitem pessoas mesmo com o nome sujo.
Isso acontece pois as empresas entendem que o consórcio funciona como uma forma de poupança programada que ajuda na disciplina financeira.
Mas, fique atento: antes de fechar negócio com uma administradora, quem está com algum tipo de restrição no nome deve perguntar sobre as condições para o seu caso em específico.
Isso é importante. Algumas empresas podem avaliar que a aceitação de alguém com nome sujo pode implicar em inadimplência, o que pode vir a prejudicar o grupo.
Então, é sempre válido se informar sobre todas as regras antes de assinar o contrato.
Quem está com nome sujo pode participar das assembleias do consórcio?
Sim, mesmo com o nome negativado, o consorciado pode participar normalmente das assembleias.
O único impeditivo, neste caso, seria se o pagamento das mensalidades do consórcio não estivesse em dia. Isso implica na retirada da cota do sorteio de contemplação.
E, falando nisso, e quando a contemplação no consórcio acontece?
O que fazer caso você esteja com o nome sujo?
Dá para liberar carta de crédito com nome sujo?
Quem está participando de um consórcio, mas está com o nome sujo, corre o risco de ficar “bloqueado” caso seja contemplado com a carta de crédito.
Afinal, é no momento da contemplação que as administradoras irão pedir garantias complementares que comprovem a capacidade financeira em honrar com o compromisso.
Uma das formas de fazer isso é analisando o histórico de dívidas. E isso inclui a consulta aos órgãos de proteção ao crédito, que irá acontecer mesmo se o consorciado estiver com o pagamento das parcelas em dia.
Mas, é preciso destacar que a questão da contemplação no consórcio com o nome sujo tem sido muito discutida nos últimos anos.
Há muitos casos em que os clientes que estavam negativados entraram com processos judiciais contra as administradoras e acabaram recebendo ganho de causa, garantindo o acesso à compra do bem.
Porém, o tema pode dar margem a muitas interpretações. Então, para evitar desgastes futuros, quem está com o nome sujo deve ler muito bem o contrato do consórcio e conhecer quais são as garantias que serão exigidas no momento da contemplação.
Consórcio com o nome sujo: qual a opção para conseguir a carta de crédito?
Para ter acesso à carta de crédito, o consorciado com nome sujo tem algumas opções:
- Baixar a restrição de seu nome;
- Apresentar um fiador.
Há também restrições que podem ter sido geradas a partir de uma causa judicial. Nesse caso, o consorciado pode apresentar o motivo à administradora, que irá analisar o caso.
É preciso lembrar que a carta de crédito não precisa ser usada imediatamente, assim que a contemplação acontece. O consorciado tem até o final do plano para usufruir deste benefício.
Vale a pena fazer consórcio com o nome sujo?
Na grande maioria das vezes, um consórcio irá aceitar que você participe dele mesmo com o nome sujo.
Mas, a história pode ser diferente quando há a contemplação. Neste caso, de modo geral, o consorciado terá de resolver a pendência antes de ter acesso à carta de crédito.
Essa exigência é feita pois um consórcio funciona como um financiamento sustentado por um grupo de pessoas. E a comprovação da capacidade financeira do consorciado é uma forma de evitar prejuízos ao coletivo.
Mesmo que seu crédito não seja analisado antes da contemplação, é importante manter os pagamentos da mensalidade em dia. A inadimplência no consórcio irá lhe impedir de participar das assembleias e, consequentemente, dos sorteios.
E, fique atento: caso você seja contemplado com a carta de crédito e esteja com o nome negativado, sempre poderá analisar as alternativas para ter direito ao acesso à carta de crédito.
Resumindo: você pode sim fazer consórcio com nome sujo. Mas, poderá ficar com a carta de crédito retida até ser aprovado na análise de crédito da administradora do consórcio.
Dicas para quem está com nome sujo entrar em um consórcio
- Leia o contrato com atenção para saber quais são as garantias exigidas no momento da contemplação;
- Avalie bem o seu orçamento para as contas não pesarem;
- Pague em dia as mensalidades para não ficar de fora dos sorteios.
Lembre-se! A contemplação com a carta de crédito pode acontecer a qualquer momento, planeje bem sua vida financeira para evitar desgastes futuros.