Você tem um consórcio em andamento, mas precisa desistir do negócio? Você sabia que pode vendê-lo? Existem empresas que compram essas cotas.
Essa alternativa também vale para quem quer vender consórcio atrasado, cancelado / excluído e contemplado.
E quem afinal compra consórcio?
Saiba quais são as empresas que compram consórcio em andamento? O que você precisa entender para fazer sempre um bom negócio?
O que é consórcio em andamento?
Um consórcio em andamento é aquele em que um certo tempo já se passou desde o início do grupo.
Ele pode representar uma boa oportunidade de negócio tanto para quem quer vender essa cota, quanto para quem quer comprar.
O motivo é o seguinte: quando um novo grupo de consórcio começa, todos os integrantes têm as mesmas chances de serem contemplados no sorteio. A diferença é que no início de um consórcio, geralmente, os lances ofertados são mais altos.
Por isso, quem não tem tantos recursos para investir logo no começo, precisa contar com a contemplação no sorteio ou esperar algum tempo até que os valores dos lances passem a ser mais acessíveis.
Por que vender um consórcio em andamento?
O consórcio é uma forma de compra planejada a médio e longo prazo. Por isso, às vezes, a situação do consorciado muda no meio do caminho, sendo preciso optar por vender o consórcio em andamento.
Seja por dificuldades financeiras, que podem dificultar o pagamento das mensalidades em dia, ou por outros motivos, a venda do consórcio é sempre viável para quem quer vender ou comprar.
A venda da cota é uma alternativa segura, desde que o cotista faça negócio com uma empresa idônea, capaz de oferecer toda garantia.
Além disso, é possível também fazer a transferência da cota do consórcio em andamento para uma outra pessoa.
Neste caso, o interessado em assumi-la precisa avaliar a qualidade do grupo, já que ele se tornará o responsável por dar continuidade ao negócio.
Vale a pena entrar em um consórcio em andamento?
Quando se entra em um consórcio em andamento, as primeiras contemplações no sorteio já aconteceram. Isso significa que menos pessoas estarão disputando com o novo interessado.
Em contrapartida, o prazo para encerramento do grupo fica menor, o que significa que o valor das mensalidades aumentam. Afinal, quanto menor o prazo de pagamento, maior o valor da parcela.
Mas, no consórcio em andamento as chances de contemplação aumentam, pois, geralmente, os maiores lances também já foram dados.
Outra vantagem é que já existe um histórico dos valores ofertados nos lances, o que permite fazer um cálculo mais preciso do quanto é necessário oferecer para ter mais sucesso nessa estratégia.
É por isso que quem precisa vender um consórcio em andamento não terá muitas dificuldades em encontrar interessados na sua cota.
Quem compra consórcio em andamento?
Quem quer vender um consórcio em andamento pode procurar empresas especializadas em intermediar este tipo de negócio. Uma delas é a Bazar do Consórcio.
O processo de compra é feito online, sendo possível resolver tudo de forma simples em apenas 4 etapas:
- Informar os seus dados e os dados da sua cota em andamento. Após a validação da administradora, você recebe uma proposta;
- Enviar documentação e assinatura online do termo de cessão;
- Validação da documentação por parte da empresa interessada na compra da cota e sequência no fluxo de transferência;
- Esta é a última parte na qual a venda da sua cota é concluída. Em poucos dias você recebe o dinheiro.
O processo de compra do consórcio em andamento é bastante seguro, pois é apoiado por especialistas, que se encarregam de toda a jornada para tornar tudo muito transparente.
Além disso, você pode ir acompanhando todos os passos por e-mail, telefone ou por mensagem.
É legal vender o consórcio em andamento?
Sim, é legal. Além disso, as administradoras de consórcio permitem que a venda de cotas em andamento seja feita para evitar problemas com inadimplência, prejudicando a saúde financeira do grupo.
Algumas administradoras mais conceituadas do mercado também fazem parcerias com empresas que realizam o intermédio entre compradores e vendedores. Tudo para facilitar o negócio.
Quais as vantagens de vender o consórcio em andamento?
Quando o consorciado está com alguma dificuldade financeira, a venda de um consórcio em andamento evita que ele sofra as penalidades de ter sua cota excluída, seja por decisão voluntária ou quando se torna inadimplente.
Nestes casos, se apenas desistir do negócio, a devolução do dinheiro pode demorar muito tempo. Isso porque o cliente deverá aguardar ser sorteado no sorteio dos excluídos e/ou até o final do grupo.
Vale lembrar que os valores a serem restituídos virão com os devidos descontos de taxas e eventuais multas por quebra de contrato.
A venda de um consórcio em andamento é uma das formas mais rápidas de reaver o dinheiro de forma urgente. Por isso, é preciso conhecer as empresas idôneas que podem ajudar a encontrar um comprador interessado na cota.
Vale lembrar que simplesmente deixar de pagar as parcelas não é uma opção inteligente. Como consequência, além de ficar impedido de concorrer à contemplação da carta de crédito – seja por sorteio ou lance – o inadimplente prejudica a saúde financeira do grupo.
Quem compra consórcio atrasado ou cancelado?
Os consórcios com mensalidade atrasada e com cota cancelada também podem ser vendidos.
Nestes casos, a Bazar do Consórcio também pode ajudar! Basta seguir os mesmos passos que vimos acima.
Quem compra consórcio contemplado?
A compra de um consórcio contemplado é uma alternativa para quem:
- Está com pressa na aquisição do bem;
- Não quer enfrentar os juros dos financiamentos;
- Não foi aprovado na análise de crédito para o financiamento.
Às vezes, ter acesso a uma carta contemplada pode não ser tão vantajoso, pois existe um ágil na negociação (valor adicional que é colocado sobre o valor total da carta).
Em muitos casos, os valores podem até ser bastante altos em virtude das características da oportunidade.
Outra questão a ser avaliada é a análise de crédito que é feita na hora de usar a carta de crédito do consórcio.
Quem tem alguma restrição no nome, deve considerar isso antes de comprar um consórcio contemplado para não perder o negócio.