Muitas dúvidas podem surgir quando um cliente é excluído de um grupo de consórcio. Vender a cota excluída pode ser uma opção vantajosa, mas como fazer isso de forma confiável?
Para te ajudar, esclarecemos aqui tudo o que você precisa saber sobre o que fazer com um consórcio excluído.
Conheça as opções para reaver o dinheiro de forma mais rápida. Saiba como identificar empresas seguras para vender seu consórcio sem dor de cabeça.
O que é consórcio excluído?
O termo “excluído” é utilizado no mercado para identificar os clientes que deixam o grupo de consórcio em duas situações: ao solicitar exclusão voluntariamente ou quando se tornam inadimplentes.
Ao deixar de pagar as parcelas, como consequência, o cliente já fica impedido de concorrer à contemplação da carta de crédito, seja por sorteio ou lance.
Contudo, antes de ser excluído do grupo, é respeitado um prazo de tolerância que é estabelecido por cada administradora de consórcio.
Se você estiver passando por um momento delicado financeiramente, mas não quer ser excluído do consórcio, uma saída é procurar a administradora para tentar uma alteração contratual para diminuição do crédito e das parcelas.
Mas, se este não for o seu caso, existem outras opções que veremos agora.
Como resgatar o dinheiro do consórcio excluído?
Quando a exclusão do consórcio é efetivada, o cliente passa a participar do “sorteios dos excluídos”, que tem como objetivo dar a ele oportunidade de receber parte dos valores que já pagou.
Vale lembrar que esses valores virão com os devidos descontos de taxas e eventuais multas por quebra de contrato.
Para os contratos após a vigência da Lei de Consórcios (Lei nº nº 11.795/2008), o cliente que teve sua cota excluída pode receber o saldo já pago devidamente corrigido em duas situações.
- Quando for sorteado entre as cotas canceladas. Mas, é importante avaliar que não é possível prever quando isso acontecerá, sendo que pode se estender até o fechamento do grupo;
- Ao término do seu grupo de origem.
Cota contemplada excluída
Se você ficou inadimplente e caso já tenha sido contemplado no consórcio, mas ainda não utilizou o crédito, sua contemplação poderá ser cancelada.
Nesse caso, as consequências são as mesmas de um cliente não contemplado: primeiro será considerado inadimplente e depois será excluído do grupo.
Caso já tenha sido contemplado e já tenha adquirido o bem ou serviço, não será possível ser excluído do consórcio.
Nesta situação, o bem será apreendido e vendido para cobrir o saldo devedor e outras despesas.
O que fazer com a cota excluída?
Quem foi excluído do consórcio e quer voltar, pode consultar junto à administradora a possibilidade de reativação do consórcio.
Mas, isto só será possível caso a restituição ainda não tenha sido recebida.
A volta acontece após a renegociação dos valores que correram durante o tempo em que não houve contribuição. Também é possível voltar para o mesmo grupo, desde que haja vagas.
Mas, quem quer desistir de vez do consórcio tem uma outra opção: a venda da cota.
Como vender o seu consórcio excluído?
Existem empresas sérias que são especializadas em comprar cotas de consórcio ativas ou excluídas.
O processo de transferência é simples e apoiado por especialistas, que se encarregam de toda a jornada para tornar tudo muito transparente.
Vender o seu consórcio excluído é possível em 4 etapas. Veja quais são:
- Nesta etapa, você irá informar os seus dados e os dados da sua cota. Após a validação da administradora, você receberá uma proposta;
- Nesta fase, você envia a documentação e assina o termo de cessão. É possível fazer isso completamente online, incluindo a assinatura;
- Neste ponto, a empresa que comprará a sua cota irá validar a documentação e dará sequência no fluxo de transferência;
- Esta é a última parte na qual a venda da sua cota é concluída. Em poucos dias você receberá o dinheiro.
Como vimos, o processo de venda do consórcio excluído é muito simples, porque é feito 100% online.
E também é bastante seguro, pois você pode ir acompanhando todos os passos por e-mail, telefone ou por mensagem.
Por que vender seu consórcio excluído?
Após contratar um consórcio, pode ser que algum imprevisto leve você a reavaliar seu orçamento. Por isso, é sempre bom entender os processos para desfazer o negócio.
É natural que quem desiste de um consórcio, queira receber de volta o dinheiro investido.
Porém, a devolução do dinheiro pode demorar muito tempo, pois o cliente deverá aguardar ser sorteado no sorteio dos excluídos e/ou até o final do grupo.
Além disso, pode ser que o cliente precise reaver o dinheiro de forma urgente. Por isso, é preciso conhecer as possibilidades que existem à disposição.
Uma delas é vender o consórcio excluído para uma empresa confiável, que tenha parceria com as conceituadas administradoras de consórcio do mercado como:
- Itaú;
- Porto Seguro;
- Consórcio Nacional Volkswagen;
- Santander;
- BB Consórcios.
Para identificar as empresas mais seguras para vender seu consórcio excluído, você pode visitar sites que ajudam a verificar a reputação das empresas como o Reclame Aqui.
Foi excluído do consórcio?
Conheça a Bazar do Consórcio, uma empresa que, desde 2018, oferece soluções para quem precisa vender cotas de consórcio ativas ou excluídas.
Para fechar negócio, você conta com o auxílio de uma solução apoiada em uma plataforma 100% digital, mas com atendimento humano.
A qualquer momento, você pode tirar dúvidas com a equipe e acompanhar toda a jornada para concretizar a venda.
A Bazar do Consórcio é confiável?
Mais de 50 mil cotas já foram negociadas pela Bazar do Consórcio, com total segurança e transparência.
A empresa construiu parcerias sólidas com as maiores administradoras do país para que o processo de compra de cotas pudesse ser feito em poucos dias e de forma segura.
Toda semana, a Bazar do Consórcio alcança milhares de pessoas que querem ou precisam vender suas cotas.
Isso só é possível, porque criamos uma experiência diferenciada na venda do seu consórcio.
Todo o processo é fácil e confiável de ponta a ponta, sem complicações: fechando negócio, seu dinheiro sai rápido!