Certamente, o consórcio contribui para que milhões de pessoas conquistem a casa própria, um novo carro, entre tantos outros bens e serviços que podem ser adquiridos.
Além de funcionar de um jeito muito simples, o consórcio conquistou o seu espaço como um bom investimento, pois construiu uma trajetória baseada na solidez que transmite ao consumidor. Afinal, é uma modalidade de compra que está presente no mercado brasileiro há muito tempo, desde a década de 1960.
De lá para cá, o consórcio se transformou em uma das principais opções para os consumidores que querem ter acesso a crédito para realizar um sonho e, ao mesmo tempo, desejam manter distância de juros altos.
Consórcio: investimento para diferentes tipos de consumidor
Dos produtos de investimento encontrados no mercado, o consórcio é considerado uma das mais populares opções. Isso ocorre principalmente em virtude de uma característica especial: não tem cobrança de juros. Esta razão mais do que justifica o fato de atrair milhões de consumidores que estão em busca de um bom investimento, do tipo que realiza sonhos.
Aliás, cabe aqui um parênteses para falar do perfil de consumidor que adquire um consórcio. Em virtude de estar isento de taxas de juros, o consórcio se transformou em um produto democrático, reunindo os mais diversos perfis de consumidores.
Sim, adquirem consórcio, por exemplo, aquelas pessoas que podem investir com tranquilidade determinado valor durante o período de vigência do contrato. Também aquelas que têm mais dificuldade para organizar as próprias finanças com o objetivo de poupar dinheiro e adquirir um bem ou um serviço.
Esse perfil de consumidor que não tem a vida financeira estruturada vê no consórcio a possibilidade de investimento mais adequada. Isso ocorre, justamente por não ter incidência de juros sobre o compromisso assumido em contrato. Saber que o valor que será pago todos os meses será sempre igual desperta mais tranquilidade e segurança, assim como evita surpresas desagradáveis, outra qualidade bem-vinda, aliás, para todo tipo de consumidor.
Vantagens de ter um consórcio
Ter um consórcio é uma das formas mais eficazes para conquistar um bem desejado como, por exemplo, um carro ou um imóvel.
É importante também saber que o consórcio é um investimento seguro. Ele está presente no mercado há muitas décadas e que vem permitindo que milhões de pessoas conquistem o que mais desejam – seja uma casa, um carro, entre tantas outras coisas.
Ausência de juros
Dentre as principais vantagens que esta forma de investimento oferece (veja quantas coisas fazem do consórcio uma opção de investimento para você!) está sim a ausência de juros nas parcelas como já foi dito.
Mas é importante saber que o produto apresenta uma taxa de administração, que integra as parcelas. Porém, trata-se de uma taxa mais baixa do que as taxas dos juros aplicadas em outras modalidades de compra.
Pensando nessa essa particularidade, podemos dizer que o consórcio é sim um bom investimento. O valor que o consumidor pagará ao final do prazo de quitação será mais baixo se comparado com outras formas de pagamento como, por exemplo, o financiamento.
Sem entrada
Outra vantagem é a ausência de pagamento de valores de entrada. Pois é, ao adquirir um consórcio o consumidor está livre dessa cobrança que existe em outras modalidades de crédito.
Sem comprovação de renda
Também vale alertar para outro benefício que faz a diferença: não é preciso comprovar renda quando se faz um consórcio. Essa necessidade só existe no momento em que o investidor é contemplado.
Índice de reajuste
Mais uma vantagem importante: o valor da carta de crédito adquirida pelo consumidor é reajustado todos os anos. Ou seja, é mantido o poder de compra de quem investiu no consórcio.
O índice de reajuste empregado na negociação segue o estabelecido no contrato. Com isso, enquanto o consumidor não for contemplado, o poder de compra fica garantido em virtude da atualização dos valores investidos – e não perder dinheiro investido em hoje em dia é mais do que necessário, é vital!
Utilização de FGTS
Mais uma vantagem especial para o investidor que fez um consórcio para conquistar um imóvel. Nesta situação, é possível usar o FGTS para amortizar ou então liquidar o saldo devedor. Isso pode ser feito até mesmo para fazer oferta de lances, pagamento de parcelas e complementação da carta de crédito (isso é permitido quando o valor do imóvel é maior do que o valor da carta de crédito). Mas, enfatizando aqui: o uso do FGTS só é permitido para o segmento de imóvel!
Lances
É também sempre bom lembrar que o consórcio permite a realização de lances, o que pode antecipar a conquista do bem desejado. Para isso, é preciso estar com todas as parcelas pagas em dia e torcer pelo próprio lance – os valores dos lances variam de acordo com as regras do contrato e com as ofertas dos consorciados.
Investimento para realizar sonhos
Como é possível concluir, o consórcio é uma alternativa de investimento eficiente para diferentes perfis de consumidores e com regras muito simples e claras.
Além de permitir a realização de sonhos de milhões de consumidores, também contribui para a educação financeira de muitas pessoas que passam a programar o uso do dinheiro. Ele ajuda a formar uma espécie de poupança para a compra de um bem com segurança e garantia.
É assim que muita gente constrói do zero ou então amplia o patrimônio com a disciplina financeira que o consórcio traz. Então, consórcio é ou não é um bom investimento para você?