ADVERTORIAL
Está em busca de respostas sobre como vender a sua cota de consórcio em segurança? Confira nossas dicas abaixo.
Quem compra uma cota de consórcio tem o desejo de adquirir bens como veículos, imóveis e outras propriedades que precisam de grandes investimentos, mas ao invés de financiar ou pagar à vista, opta por planejar essa aquisição de uma maneira mais econômica e organizada.
Através do consórcio são formados grupos de pessoas com objetivos em comum e mensalmente algumas dessas pessoas são sorteadas para adquirir o bem ou são contempladas por meio de lances.
Nem sempre as coisas saem como o planejado e há consorciados que precisam mudar a rota e acabam cancelando a sua cota de consórcio, seja por dificuldades financeiras ou por entenderem que suas prioridades naquele momento mudaram.
Nesse momento nem todos não sabem o que fazer e acabam mantendo essa cota cancelada por anos, o que os faz perder o poder de compra e também a oportunidade de dar um destino mais adequado ao seu dinheiro, de acordo com o seu momento de vida.
O que você pode não saber é que é possível vender a sua cota de consórcio de maneira segura. Se você está precisando de dinheiro agora não se preocupe, nós temos uma solução perfeita para você.
1. Em quais situações vale a pena vender o seu consórcio?
Essa é uma escolha que deve ser feita com muita cautela e precaução e deve ser tomada de acordo com a sua situação financeira e os seus objetivos atuais. Veja abaixo quando vender pode ser uma boa opção:
2. Por que você deve vender o seu consórcio ao invés de cancelar?
Quando você deixa de pagar até 5 parcelas sucessivamente ou não a sua cota pode ser cancelada por inadimplência. Embora cada administradora tenha uma regra diferente para o cancelamento da cota, geralmente são aplicadas taxas como multa de cancelamento e percentual redutor que podem chegar até mesmo a mais de 20% sobre o total pago a depender da administradora. Ao manter a cota ativa e procurar vender antes de deixar de pagar as parcelas você poderá ter uma oferta mais atrativa pela sua cota.
Existem também administradoras que não permitem a transferência de uma cota quando ela está cancelada, como é o caso do Banco do Brasil, então, para vender será necessário reativar a cota primeiro, gerando mais custos para você. Há casos também em que não é possível a realização da reativação, por não haverem mais vagas no grupo ou por o bem referência não estar mais disponível, ou seja, poderá acontecer de você não conseguir mais vender a sua cota e acabar precisando aguardar um sorteio ou o término do grupo, que muitas vezes pode demorar anos pra acontecer.
3. Como saber quanto você vai receber com a venda da cota?
Para definir o valor para a venda da sua cota, é preciso levar em consideração informações como por exemplo o percentual pago pelo bem até a data da cotação, o saldo devedor total da cota, o valor do crédito atualizado, o tempo que falta para o seu grupo acabar, entre outros.
4. Como é o processo de venda de um consórcio?
O primeiro passo para vender a sua cota é solicitar um extrato detalhado para a Administradora do seu Consórcio. Com o extrato em mãos, você irá enviar ao interessado para que ele faça uma cotação pela sua cota. Após receber uma proposta, você e o interessado deverão assinar um compromisso para a compra da cota e por fim, quando a cota for transferida, você receberá o pagamento pela venda.
Para receber uma proposta nos informe os dados do seu Consórcio.
Após o cadastro, buscaremos uma oferta justa. Você receberá a suaproposta via e-mail.
Gostou da proposta? Após assinar o contrato, você receberá o valor acordado na sua conta.
5. Precisa estar em dia com as mensalidades para efetuar a venda?
Nem sempre será necessário estar com as parcelas em dia, é preciso verificar as condições que estão descritas para a transferência no Contrato de Adesão do grupo de consórcio. Algumas administradoras como o Banco do Brasil exigem que a cota esteja ativa com pagamentos em dia, caso contrário, a transferência não é executada e o consorciado precisará primeiro regularizar os pagamentos.
O ideal é que assim que você tomar essa decisão de dar outro destino à sua cota já comece a fazer cotação antes mesmo de chegar a esse ponto de não conseguir mais pagar as parcelas, pois como explicamos anteriormente, uma cota cancelada nem sempre poderá ser vendida, dependerá das regras de cada Administradora, então, não corra esse risco, faça uma cotação o quanto antes.
6. Para quem você deve vender a sua cota?
Uma das coisas mais importantes no processo de venda da cota é encontrar um comprador confiável. Você pode procurar por amigos, parentes ou até mesmo outras pessoas do seu grupo de consórcio que possam estar interessados em comprar uma cota já em andamento.
Outra opção mais segura é encontrar uma empresa especializada em compra de cotas de consórcio, pois você poderá ter a garantia do recebimento do valor, além de poder acompanhar todo o processo de maneira fácil e descomplicada.
A empresa Bazar do Consórcio atua no mercado secundário de consórcios desde 2018 e já negociou mais de 50 mil cotas, além de ter transacionado mais de 150 milhões em compras de cotas. Ela possui parceria com as maiores administradoras do mercado e uma ótima avaliação dos seus clientes com um índice de satisfação de 92%.
7. Quais são os cuidados que você deve tomar antes de vender?
Quem quer vender seu consórcio com segurança, precisa levar em conta algumas dicas. Acompanhe o seguinte passo a passo: